quinta-feira, 14 de abril de 2016

SURFE NO PARQUE
Surfistas se encontraram na praia da baleia, nos Lençóis Maranhenses, para competirem pelo campeonato maranhense de surfe.

Brawny Meireles
Especial para o Blog Terra Maranhão

No último fim de semana, cerca de vinte e cinco atletas se encontraram para competirem pelo campeonato maranhense de surfe, em etapa organizada pela Associação de Surf e Boryboard  do Olho D’água (ASBOA).

Dessa vez, o cenário escolhido para acontecer a competição foi a paradisíaca praia da baleia, cravada bem no coração do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, nos limites do município de Primeira Cruz.

Segundo Marcelo Pipiu, surfista e um dos organizadores do campeonato, a praia da baleia foi escolhida pelo pico de suas ondas e por já ser conhecida por estar juntinha de Travosa, outra praia famosa por suas ondas e que por quinze anos sediou seguidas etapas do campeonato.

Agora, pela primeira vez, atletas da antiga e da nova geração ali se encontravam na praia da baleia para competirem oficialmente nas categorias Gran Master, Master, e Open. “São atletas que representam gerações distintas, mas que tem o mesmo espírito de conexão com o mar e de amor pelo surfe”, garante Piupiu.

Ele lembra que o gosto pela aventura e o desejo de encontrar boas ondas para surfar é o que move os participantes desse esporte que é considerado uma dos mais ligados à natureza.

Entre os atletas presentes na competição, nomes conhecidos do surfe maranhense como Flávio Marão, Paulo Encarnação, Carlos Amaral, Maurinho, Neto Ceará, Samuel Oliveira, Carlos Amaral, Olímpio Neto, Gleydson Serafim, Arthur Gustavo, entre outros.

Para Rogério Verde, Presidente da ASBOA, todos os atletas ali presentes estavam de parabéns pelo nível apresentado durante a competição, mesmo que diante de adversidades e condições extraordinária, inclusive de logística, para chegar ao local do evento. “O que importa é qualidade, não quantidade e aqui tivemos um bom aproveitamento dos atletas”, avalia.

Já do alto de sua experiência, Pedro Viana, o Netão, que veio de Fortaleza especialmente para dar um curso de arbitragem para surfe no Maranhão, cuja aula pratica do curso aconteceu durante essa etapa do campeonato, foi só elogios. “Temos que aplaudir a determinação dos organizadores e dos competidores. O esforço para se chegar até aqui, pelas condições de acesso, foi recompensado pelo nível dos atletas. Muito bom”.

Por sua vez, Júlio Cesar, o Cesinha, por exemplo, mesmo sem classificar-se para a final dessa etapa, reclamando ter padecido de dor de dente na noite anterior à competição, ainda assim, aproveitou bastante as ondas para treinar. “Tá show. Valeu a pena. E o visual da praia é fascinante”, comenta.

Ao fim da competição, o resultado: Na categoria Gran Master, Cardoso Junior (Cardosão), foi o vencedor com Marcelo Piupiu na segunda colocação e Carlos Encarnação, em terceiro lugar.   

Na categoria Master e Open, concorrendo em ambas às categorias, Flavio Marão foi o grande vitorioso. Mas quem ficou bastante animado com o resultado foi Neto Ceará, que comemorou bastante o segundo lugar. “Foi lindo. Estou muito feliz”, resumiu.  

Uma novidade nessa etapa do campeonato maranhense foi a participação de surfistas femininas numa categoria iniciante onde se destacaram Rita Dourado, Bruna Lima, Taís, e Camilla Bringel. Tendo Rita Dourado sido a vitoriosa nessa categoria.

De acordo com Marcelo Piupiu, a próxima etapa do campeonato maranhense de surfe deve acontecer na praia do meio, na capital São Luís.

Ele também prevê que até a final do campeonato vai acontecer uma etapa da competição na encantadora praia da Ilha de Lençóis, situada no litoral norte do Maranhão.  “Nos próximos dias vamos fazer o wave-cheqk , que é oreconhecimento do pico da onda para analisar onde tá melhor e fechar acordo com os patrocinadores,” anuncia. 














































































































3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fala Brawni matéria irada, obrigado e parabéns mostrou nas fotos nosss aventura. Só deu camilinha alvíssaras..kkkk show

    ResponderExcluir
  3. Show de matéria o surf maranhense agradece

    ResponderExcluir