segunda-feira, 7 de março de 2011

São Luís - Patrimônio da Humanidade


Vista parcial aérea da bela ilha de São Luís.
Foto: Brawny Meireles

São Luís é um município brasileiro, capital do estado do Maranhão, fundada por franceses no dia 8 de setembro de 1612 posteriormente, foi invadida por holandeses mas terminou por ser colonizada por portugueses. Localiza-se em uma ilha Upaon-Açu, no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Quando em 1621 o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas - Estado do Maranhão e Estado do Brasil - São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa.
O rico acervo arquitetônico e artístico que se faz presente no seu centro histórico credenciou a cidade de São Luís, a ser declarada patrimônio histórico da humanidade pela ONU para a educação,ciência e cultura UNESCO em 1997. No último censo demográfico realizado pelo IBGE em 20
10 a ilha ultrapassou a marca de mais de um milhão de habitantes que a torna o décimo-quinto município mais populoso do Brasil entre os 5 565 municípios brasileiros, 13° entre as capitais, 4º da região Nordeste e 1° do Maranhão.





 São Luís  possui um patrimônio arquitetônico de grande valor histórico.. 
Fotos Brawny Meireles

 Rua do Giz, centro histórico da capital maranhense.
Foto: Brawny Meireles


São Luís destaca-se não somente pelo seu rico acervo artístico e arquitetônico, mais também pela suas manifestações culturais, como o São João do Maranhão, Tambor de crioula, Bumba meu boi do Maranhão[17] entre outros, e pela boa estrutura da cidade que além de contar com todas essas manifestações culturais e acervo histórico dos mais relevantes na América Latina, conta também com belas praias, ampla e variada rede hoteleira, grandes centros de compras, como Shopping centers e galerias, bons restaurantes, bares e boates. E diversidade para o entretenimento como teatros, cinemas, e atividades culturais no geral.



Brincante do bumba-meu-boi do Maranhão
Foto: Brawny Meireles




Bumba-meu-boi, expressão do folclore maranhense.
Foto: Brawny Meireles


PRAIAS DE SÃO LUÍS
As praias de São Luis é um dos pontos turísticos mais procuradas pelos turistas que visitam a cidade. As principais praias da capital maranhense são:
  • Praia Ponta d’Areia: é a mais visitada pela população e pelos turistas, devido ao fácil acesso. Encontra-se a apenas três quilômetros do centro da cidade.
  • Praia de São Marcos: destaca-se por suas fortes ondas, e é bastante procurada por surfistas.
  • Praia do Calhau: é uma das praias mais conhecidas da capital maranhense. Apresenta ondas fracas e dunas cobertas por vegetação.
  • Praia Olho d’Água: localiza-se a 13 quilômetros do centro da cidade. É cercada por dunas e vegetação rasteira.
  • Praia do Meio: localizada entre as praias de Olho D´água e Araçagy, possui águas límpidas e próprias para prática de kitesurf.


Praia de São Marcos, uma das mais belas da costa do Maranhão.
Foto: Brawny Meireles



A bela praia da Ponta D'Áreia em São Luís.
Foto: Brawny Meireles


                                         *Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre



VEJA MAIS FOTOS DE SÃO LUÍS, AQUI:

3 comentários:

  1. Brawny, em suas fotos, consegue muito mais que captar uma bela imagem; consegue captar e transmitir com muita propriedade o sentido de cada detalhe em suas fotos.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo belo trabalho!
    Adorei sua pagina... O Maranhão é tudo isso e muito mais... Nossa ILHA!...
    Patrimônio da Humanidade... Orgulhosamente sou "maranhense"... Apaixonada por essa Ilha!!...
    Mostre-nos sempre o melhor da nossa cultura, nossa história viu... Continue assim: "Maranhense de ser"... Registrando tudo!
    Beijos!

    "Macidônia Meireles"

    ResponderExcluir